domingo, 4 de janeiro de 2009

O filme, A Estrela Perdida

O filme “ A Estrela Perdida” exibido no dia 21 de dezembro de 2008, no Salão Paroquial da Paróquia São João Batista em Muqui – Espírito Santo e realizado pelos jovens da Pastoral da Juventude, traz uma história de Natal vista de um ângulo diferente. Um ângulo jovem. Traz uma nova concepção de mundo que visa relacionar dois momentos: passado e presente, e interiorizá-los através da história.
Há um elo ligando o presente e o passado. O presente mostra uma sociedade consumista, vista da percepção natalina que limita o indivíduo e que o transforma numa verdadeira máquina de consumo. O capitalismo é mostrado como forma de entrave ao desenvolvimento de sentimentos humanos escassos no século XXI.
Num mesmo momento, apresenta-se um embasamento histórico que busca resgatar os valores numa cultura antiga, numa cultura longe das influências tecnológicas e capitalistas. Buscamos resgatar esses valores na história de natal, nas histórias e passagens bíblicas que remontam uma outra época, diferente da vivida por muitos hoje em dia.
O filme conta com a participação de jovens da cidade de Muqui que, durante um mês e meio – aproximadamente – pré-produziram, produziram, gravaram e editaram o filme. A apresentação, no dia 21 de dezembro, contou com presenças ilustres da sociedade muquiense que demonstraram o grande prazer e emoção ao assistirem à obra audiovisual.
O filme foi todo gravado em câmeras digitais [ Sony cyber-sht – DSC-w125 Super Steady Shot – Full HD 1080 / Sansung.] e editado em programas simples de computador, mas com aperfeiçoamentos [Windows Movie Maker] . O filme tem roteiro de Jussan Silva e Silva, jovem conhecido na região pelos trabalhos no teatro e na própria Pastoral da Juventude, o qual atua como coordenador desde o início do ano de 2008 e direção / edição de Leonardo Alves Ferreira, conhecido pelos trabalhos audiovisuais, pelos teatros da Pastoral da Juventude e pela recente participação no projeto Geração Futura do Canal Futura, um curso audiovisual com adolescentes e jovens do Brasil inteiro selecionados por seus devidos projetos audiovisuais enviados ao canal como forma de inscrição.

Um comentário:

Jussan Silva e Silva disse...

Olá, pessoal!
Quero expressar aqui a minha alegria na realização do projeto mais bem sucedido da minha vida. Tudo só foi possível pela graça de Deus, pelo esforço dos meus amigos e principalmente pelo profissionalismo do Léo, a quem devo toda gratidão. A cada dia que passa vejo Deus na minha vida, em cada amanhecer, olhar, passo, decisão...Minha vida tem sentido cada vez que vou à missa, cada vez que comungo. Percebo o quanto Deus me ama. Sucesso nada mais é que o reconhecimento sincero por uma trabalho bem feito e feito de coração. Amo cada dia mais a minha vida, mesmo com tão pouco, mesmo na doença, mesmo nas dificuldades, pra que já passou por tempestades, uma gota não é nada! Amo a minha vida, agradeço a Deus por ela e amo cada um que fez "A Estrela Perdida" sair do papel. Meu abraço sincero. Muito obrigado!